MegaCon 2017: Nós fomos!

A MegaCon 2017 ocorreu em 06/05 na FAE de São José dos Pinhais com uma programação bastante diversificada.

EVENTOS NERDS NO BRASIL

O ramo de eventos de cultura nerd e pop têm crescido no Brasil. Por cultura nerd, entende-se todo o conjunto de obras literárias, cinematográficas, seriais e de quadrinhos que girem em torno de personagens icônicos, geralmente relacionados à ficção científica e à fantasia. Infelizmente, nenhum destes personagens tem origem brasileira. Entretanto, há um constante crescimento no índice de publicações nacionais de ambos os gêneros – demonstrando o interesse crescente neste tipo de assunto e abordagem. Este crescimento de produções, de certo modo, é expressado pelos inúmeros eventos ditos nerds, costumeiramente organizados por fã clubes ou organizações relacionadas com cultura pop e nerd. São estes os eventos como JediCon, TrekCon, ComiCon e a MegaCon. Os eventos ocorrem tanto a nível regional (envolvendo autores, artistas, cosplayers e fã clubes de determinada região) ou nacional (quando envolvem pessoas de todo o país). O maior evento segue sendo a ComiCon, que ocorre anualmente na cidade de São Paulo.

EVENTOS NERDS EM CURITIBA

Curitiba, por sua vez, costuma ser sede de pelo menos quatro eventos anuais: o Shinobi Spirit, a JediCon, a TrekCon e a MegaCon. Em 2017, os organizadores da MegaCon inovaram na organização do evento, levando-o para a região metropolitana de Curitiba, na cidade de São José dos Pinhais. O evento ocorreu no dia 06/05 na FAE de São José dos Pinhais, ocupando cinco andares inteiros e o térreo – composto por uma área que engloba três grandes quadras esportivas.

A MEGACON 2017

Dentre as atividades comuns em eventos do tipo, como competição de Cosplay, exposição de autores locais e de produtos artesanais com a temática nerd, o evento também realizou mostra de curta-metragens, organizada pela Editora Estronho em parceria com a Black Horse Filmes e oficina de pintura em miniaturas, organizada pelo grupo Tropas Polares. Havia ainda uma sala com diversos jogos de tabuleiro disponíveis e outra com os mais diversos tipos de videogame. Em meio a tudo isso, vários fã clubes (Battlestar Galactica, Tolkien, Star Trek, Harry Potter, Sherlock Holmes e outros) exibiam seus itens colecionáveis, escritores faziam lançamentos de seus livros e participavam rodas de conversa, organizadas pelas Corujas de Biblioteca e expositores de conteúdos históricos mostravam réplicas de armaduras medievais para os visitantes. Além de tudo isso, o evento ainda proporcionou uma exibição do grupo de performance Assimilação Borg, que apresentou sobre os Klingons e foi sede de um treino do Smoking Snakes, grupo de Quadribol de Curitiba. Para quem quisesse se alimentar, havia ainda uma diversidade de FoodTrucks disponível.

 

Vídeo realizado pela organização do evento.

 

O principal diferencial do evento frente aos outros com a mesma temática é a existência de uma área destinada à apresentação de pesquisas acadêmicas que sejam relacionadas ao universo pop e nerd. Nesta sala ocorreram palestras de 1h de duração, no decorrer de todo o dia. Foram apresentados trabalhos sobre Simarillion, Star Trek, Sherlock Holmes e outros. Apesar de não ser um evento acadêmico, este tipo de espaço é muito importante para que as pesquisas científicas cheguem a outros ambientes e para que os fãs se inspirem a levar à sério suas paixões que, a princípio, são vistas como “puro entretenimento”. Desta forma, não só os pesquisadores da área e o evento ganham credibilidade, quanto um público que, por vezes, é academicamente leigo, pode ver suas obras preferidas sendo palco de pesquisas reconhecidas, o que é muito interessante. Infelizmente, por conta do cunho de entretenimento do evento, esta parte ainda não recebe toda a atenção que merecia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A MegaCon 2017 foi muito bem organizada e sua realização ocorreu dentro do esperado. A importância de levar um evento deste porte para a região metropolitana foi notada logo de cara. Muitas vezes os eventos culturais se focam nas grandes capitais, de forma a excluir as cidades que as rodeiam, como se nelas não houvesse público interessado. O sucesso da MegaCon 2017 desmente isso e comprova que o público deste tipo de evento não se importa de percorrer longas distâncias para participar. Dessa forma, o evento mostrou a importância de explorar novos locais e proporcionar experiências culturais a locais não necessariamente centrais, o que é bastante interessante. A infraestrutura da FAE de São José dos Pinhais não deixou a desejar, sendo bastante eficaz na receptividade do evento.

  • Power Rangers - Foto dos Organizadores
    Power Rangers - Foto dos Organizadores
  • De Volta para o Futuro - Foto dos Organizadores
    De Volta para o Futuro - Foto dos Organizadores
  • Doctor Who - Foto dos Organizadores
    Doctor Who - Foto dos Organizadores
  • Concurso de Cosplay - Foto dos Organizadores
    Concurso de Cosplay - Foto dos Organizadores
  • Star Trrek e Assimilação Borg - Foto dos Organizadores
    Star Trrek e Assimilação Borg - Foto dos Organizadores
  • Pintura à jato em camisetas - Foto dos Organizadores
    Pintura à jato em camisetas - Foto dos Organizadores
  • Estandes de autores - Foto dos Organizadores
    Estandes de autores - Foto dos Organizadores

Se é possível fazer uma crítica é em relação à verticalidade estrutural da disposição dos elementos que compuseram o evento. Como eram cinco andares de atrações, as que ficaram no térreo receberam mais atenção do público do que as localizadas nos andares de cima. Tanto por falta de divulgação no decorrer do evento sobre o que estava ocorrendo nos outros andares, quanto pela dificuldade de locomoção e de percorrer todos os espaços desejados. Por conta desta questão, inclusive, as palestras acadêmicas acabavam pouco frequentadas, assim como os estandes dos dois últimos andares, o que foi uma pena. Para os próximos eventos, esperamos que a imensa diversidade na programação permaneça, junto com a coragem para levar a cultura nerd e pop para lugares novos, mas que tais lugares sejam mais horizontalizados estruturalmente, o que facilita o trânsito entre todos os espaços.

Scriptoriumm

O Scriptoriumm é um site que reúne Ciências Humanas, Tecnologia e Ficção Científica em resenhas diversas e outros tipos de texto e análise. Todo o conteúdo publicado passa por várias etapas de pesquisa e escrita, para garantir veracidade nos conteúdos publicados. Textos marcados como escritos pelo Scriptoriumm são de autoria conjunta dos membros da equipe regular do site. São tanto textos editoriais quanto composições colaborativas ou edições especiais que versam sobre os assuntos principais do site.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: